Início Comunicação Social Amílcar Xavier com um pé na direcção da RNA

Amílcar Xavier com um pé na direcção da RNA

0
497
Amílcar Xavier, director de Informação da TV Zimbo

Críticas marcam a gestão do presidente do Conselho de Administração da Rádio Nacional de Angola, Marcos Lopes, que, provavelmente, poderá ser apeado do cargo e dar lugar ao director de Informação da TV Zimbo, Amílcar Xavier.

Embora haja vários nomes na linha da frente para substituir Marcos Lopes na RNA, o director da TV Zimbo encontra-se na “pole position” para presidir o grupo Rádio Nacional.

Para o Correio Angolense, a exoneração de Marcos Lopes já é praticamente um dado adquirido que  deve acontecer ainda este mês de dezmbro.

Um dos nomes cogitados foi o de Sebastião Lino, quadro sénior da RNA, emprestado ao MPLA, mas essa possibilidade foi imediatamente afastada por ser membro o Comité Central do partido no poder. Contudo o Correio Angolense sabe que o antigo administrador da estação pública de rádio pode ser catapultado para o cargo de Secretário de Estado da Comunicação Social.

Em face disso, o comunicólogo Celso Malavolneke, “braço direito” o antigo ministro João Melo, é uma forte possibilidade para substituir Marcos Lopes na RNA. Mas tem muitos anticorpos, dede já porque não é um sujeito da “casa”.

Quem está mesmo na “pole position” para ocupar o cargo é Amílcar Xavier, um “velho” quadro da RNA, que conhece bem os cantos a casa, e que foi, curiosamente, despedido da emissora pelo actual PCA por alegada dupla efectividade. Com mais de 30 anos de rádio, o jornalista formado em comunicação social em Portugal já foi diretor de informação da Televisão Pública de Angola (TPA), exercendo agora o mesmo cargo na TV Zimbo, um canal privado.

O problema é que a possível saída de Amílcar Xavier da TV Zimbo pode criar um mal-estar com os proprietários da estação, entre os quais o general reformado Leopoldino do Nascimento “Dino”. É que, há pouco mais de dois anos, a TV Zimbo viu o seu anterior diretor de informação, Francisco Mendes, ser resgatado para a mídia pública, a fim de ocupar o cargo de PCA da TPA.

Seja o primeiro a comentar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva o seu nome aqui